Curso de Formação de Obreiros


Atualizado.
Eu escrevi isso aqui no blog ano passado (2010) e sei que muitos irmãos Obreiros, Candidatos e Pastores gostaram da idéia, mas também quero de deixar algumas coisas claras.
Não quero com isso afirmar que os Pastores não têm experiência para formar Candidatos a Obreiros e nem afirmar que é o Espírito Santo que forma o Obreiro. Posso dizer que é o Espírito Santo que forma um Obreiro que ora com os olhos fechados uma pessoa manifestada? Que não sabia que toda reunião tem uma Líder de Culto? E se atropelam ao servir a Ceia? Imagine orientar um membro? Talvez seja por esse o motivo dos membros se orientarem com o Pastor e não conosco, sim ou não?
Quando mais novo, na década de 90, fui obrigado a adquirir um livro chamado O ESTATUTO DO OBREIRO. Lá tinha todas as informações que eu deveria como Obreiro ter conhecimento. Já faz tanto tempo que li que não me lembro de tudo que falava.
Dei essa idéia ao meu Pastor há meses atrás, desconversou e depois lançou na IURD Padre Miguel e meu Pastor atual continuou com o Curso, que acontece todos os domingos às 17h com o Regional.
OBJETIVO DO CURSO.
A Escola teria vários objetivos, sendo o principal, formar Obreiros sob uma Norma Padrão de Conduta, apoiada sobre o Estatuto (se me emprestarem e saber quem ainda tem) ou sobre uma nova didática montada sobre a visão dos obreiros mais antigos e experientes.
Outro objetivo é além de formar novos obreiros, formar também Conselheiros A Partir desse Padrão de Conduta e também fazer uma reciclagem OBRIGATÓRIA a todos os Obreiros da igreja. Claro, sem deixar o Espírito Santo de lado. Sem o Espírito Santo, nada disso vai pra frente.
Teologia Bíblica (leitura, entendimento), libertação, postura, oração, liderança de culto (sei que tem Estados que não tem, mas no Rio tem), liderança de grupos ou equipes, Cerimônia de Santa Ceia entre outras coisas.
APLICAÇÃO DO CURSO E RECICLAGEM
O curso seria elaborado e aplicado pelo Pastor (Regional ou não) e quando o Pastor não puder, os Obreiros mais experientes aplicariam alguns estudos para os Candidatos e sempre com a supervisão de um Pastor auxiliar, com relatório do que está sendo aplicado, faltas e outras informações. E claro, também com as aulas dos Pastores, os Obreiros Conselheiros, aplicariam regras e outros conhecimentos.
E claro, os Obreiros mais antigos passariam por uma reciclagem anual, para que se adeque a um padrão e se policiem.
xxxx
Nos bastidores, com os Obreiros mais antigos ainda existem coisas que se deve discutir, exemplo:
- Obreiro do Grupo Jovem que está trabalhando no culto de quarta-feira, deve entregar o culto antes de ir aos recados na porta da igreja ou ir primeiro a porta da igreja, receber os recados do grupo e depois orar sozinho (se orar) e ir embora? Ou não tem nada haver o Obreiro entregar o culto todos juntos? (agradecimento).
- Se antes do culto começar, 20 Obreiros se reunirem para orar e no fim só com 7 apareceram para entregar? onde estarão os outros 13 que passando os olhos no salão não os vemos?
- Por que existe Obreiros que não sabem que existem líder de culto?
- Se 5 minutos antes de começar o culto os obreiros devem orar pra que Deus abençoe a reunião, palavra, o povo coisa e tal, e não estão todos Obreiros presentes, o líder de culto deve:
1 – Gritar para os que não estão a frente do altar, se prepararem para orar?
2 – Esperar a boa vontade dos Obreiros se aproximar a roda e assim iniciar a oração?
3 – Simplesmente orar com os que estão presentes e os outros que orem só?
- E o Obreiro que chegou atrasado e perdeu a oração inicial com os Obreiros, ele:
1 – Ora sozinho?
2 – Procura um Obreiro que orou e ora com ele?
3 – Procura um Obreiro que não orou e oram juntos?
- Cultos de Quarta e Domingo, como obreiro, devo buscar de olhos fechados? Me ajoelhar num banco, me virar para parade ou pilastra ou orar com os com os olhos abertos?
- Qual é mesmo a função de um Obreiro hein? será que todos me darão a mesma resposta? ou vão procurar no google uma resposta bem bacana pra dar?
Todas essas informações e dúvidas devem ser tratadas no Curso.
E aí… alguém se habilitar a responder algumas questões?

2 comentários:

  1. Me gusta, mucho este bloc,soy obrera hace 3 meses,y tengo mucho que aprender,les agradezco por su ayuda.

    ResponderExcluir
  2. Estou me virando dos vicios e gostaria de contribuir para obra de Deus. Meu WhatsApp é (21)97533-3065.Me chamo Fernando Felipe.

    ResponderExcluir

Compartilhe

TwitterFacebookGoogle PlusLinkedInRSS FeedEmail