Homenagem a Todas as Mulheres de Deus



A mulher virtuosa de Provérbios é a esposa e mãe ideal, um exemplo a ser seguido por todas as cristãs, porque ela é uma pessoa que se sobressai em todas as áreas, principalmente no temor a Deus.


A figura da mulher virtuosa passa muito longe da figura criada por machistas e rejeitada pelas feministas. O adjetivo "virtuosa" é usado em diversos contextos com referência a força, capacidade, eficiência, riqueza e valor. Ela faz tarefas que se assemelham com as dos homens de sua época e cuida exemplarmente das responsabilidades como esposa e mãe.


Entre os israelitas, nos tempos do Antigo Testamento, a maioria dos homens trabalhavam na agricultura. Eles contratavam empregados, compravam e vendiam produtos, davam esmolas aos pobres e cuidavam de suas famílias. O capítulo 31 de Provérbios diz que a mulher virtuosa fazia muitas coisas parecidas com essas tarefas masculinas.


Em Provérbios, lemos que a mulher virtuosa era empreendedora (31.14); supervisionava o trabalho dos empregados (31.15); comprava e vendia propriedades (31.16); investia bem o que ganhava (31.16); fazia os seus negócios darem lucro (31.21); e ajudava aos pobres (31.20).


Além disso, nas tarefas domiciliares, cuidava das necessidades da sua família (31.21), trabalhava na roca, haste para segurar a lã que é fiada e depois enrolada em torno do fuso (31.18); propiciava aos seu marido e filhos roupas de boa qualidade (escarlate denotava o que havia de melhor - 31.21); ela era uma pessoa cheia de energia e estava sempre ocupada, trabalhava até altas horas da noite (31.18, 27); ela tinha personalidade forte e transmitia segurança, inspirava confiança e e era fonte tranquilidade dentro de sua casa (31.25).


Todos confiavam nesta mulher. Ela era alvo da marido admiração e gozava de boa reputação social. Colhia dele, dos filhos e da sociedade elogios (31. 23, 29, 30).


O respeito e a admiração que toda mulher virtuosa possui está muito além da aparência física, encontra-se em seu caráter e devoção a Deus (31.30).

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

TwitterFacebookGoogle PlusLinkedInRSS FeedEmail